Pelo menos 500 policiais militares serão recolocados nas ruas a partir da próxima semana. Essa é a previsão do comando da PM e da Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça (Sapejus), após o anúncio de que a Pasta vai assumir a responsabilidade sobre os presos de 68 municípios do interior. Superintentende da Pasta, coronel Edson Costa Araújo anunciou ainda que um concurso para contratação de 300 agentes prisionais deverá ser lançado até o final deste mês.
Secretário de Segurança Pública, que acumula o cargo de titular da Sapejus, Joaquim Mesquita destaca que tomar posse da administração penitenciária é “um sonho” que se realiza. Segundo ele, a recolocação dos militares nas ruas vai incrementar o efetivo e ainda permitir que especialistas da área tomem conta do serviço. Mas, para isso, as 68 cidades que possuem presos em delegacias e presídios, com até 20 presos, foram divididas em 25 regionais.
Segundo o superintendente de Segurança da Sapejus, João Júnior, a Pasta cumpre as leis que determinam, entre outras questões, que o apenado cumpra sua dívida com a Justiça em presídios próximos à sua casa. “As distâncias não superam 50, 60 quilômetros. E teremos locais com melhores estruturas, além de coordenação específica. Os delegados e militares ficarão livres para realizar suas atividades na investigação ou na rua.”
As primeiras unidades já passam a ter a nova administração a partir de segunda-feira, 6. E todas as readequações devem ser concluídas até o final deste mês. “As unidades que não oferecem estrutura adequada estão passando por reformas”, ressalta. Para isso, João Júnior fala que a secretaria está buscando, junto às prefeituras e sociedade civil organizada, parcerias para oferecer condições sociais de ressocialização do apenado.
Agentes
João Júnior explica que essas reformas serão feitas com valores encaminhados pelo governo estadual diretamente para as unidades e que, em cada um desses locais, 17 servidores vão atuar em conjunto. “Isso é um grande avanço. Temos casos passados em que apenas três agentes cuidavam da investigação e dos presos. Agora não vamos mais passar por isso. Com certeza, é um novo tempo dentro da administração penitenciária.”
Comandante da PM, coronel Sílvio Benedito Alves reforça que na próxima segunda-feira os militares que forem dispensados do cuidado com os encarcerados serão reencaminhados para novas atividades. Além disso, ele disse que, mesmo não diretamente no trabalho, a PM está à disposição para continuar dando apoio.
Presidente da Associação de Agentes Penitenciários, Jorimar Bastos vê a mudança com ressalvas. Ele aponta que o número de agentes em atuação nos presídios hoje é insuficiente para atender a demanda. Segundo ele, o déficit é de pelo menos 3,5 mil homens e que a contratação de apenas 300 pessoas para o cargo não resolve o problema. “Espero que seja apenas a primeira contratação de várias.”
Frota de veículos da polícia é renovada
A Secretaria da Segurança Pública de Goiás entregou, nesta manhã de quinta-feira (2), 139 viaturas para as policias Civil, Militar, Técnico Científica e para a Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça. Os veículos fazem parte de uma frota que foi totalmente renovada e ampliada. São 2.141 viaturas novas ao total. Essa é a terceira renovação completa da frota das forças de segurança desde 2011.
O terceiro lote entregue hoje beneficiará os grupos especiais da PC e também a Patrulha Rural. Para a Polícia Civil foram entregues 30 veículos tipo SUV, modelo Tucson, automatizadas. As viaturas serão utilizadas pelos grupos especializados. Foram repassados também nove veículos para a SPTC, que serão usados na remoção de corpos. Cinco deles com tração 4 x 4, para uso em terrenos de difícil acesso.
As viaturas foram adquiridas por contrato de locação no valor de 110 milhões de reais. As quatro empresas que ganharam a licitação são responsáveis pela manutenção constante dos veículos. Em caso de avaria, as viaturas devem ser substituídas em até 24 horas. “Dessa forma, os serviços prestados à população não correm risco de sofrer interrupção. Além disso, não haverá mais o sucateamento dos carros, que sofrem muitos danos. Qualquer problema será resolvido de imediato”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita.
Uma das novidades é que todos os veículos são equipados com GPS. Os comandantes vão saber em tempo real a localização de cada veículo e isso, segundo a secretaria de segurança pública, vai facilitar o gerenciamento da frota.
Polícia Civil