As novas viaturas são equipadas com rastreadores via GPS. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves, o equipamento possibilitará o acompanhamento em tempo real do posicionamento de cada viatura.
“O GPS nas viaturas vai servir como ferramenta de controle. O nosso comando de tecnologia da informação vai ter em tempo real, onde estão essas viaturas e o que estão fazendo, sendo rastreadas 24 horas por dia”, explica o comandante da PM.
O contrato no valor de 110 milhões de reais por um período de dois anos, com quatro empresas diferentes, prevê além da locação, a manutenção dos veículos e de todo o equipamento utilizado nelas, por exemplo: rastreadores, rádios e giroflex.
Em caso de avaria, as empresas têm até 24 horas para substituir por um novo veículo. Até o final deste mês o restante das viaturas será entregue.
Para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, a locação é melhor opção do que a compra direta de viaturas.
“A locação é mais barata, é mais vantajosa, todos os estudos de contratação apontam neste sentido. Conversando com um secretário de um estado que ainda não teve condições de adotar o sistema de locação, para que eles tenham uma disponibilidade de 600 ou 700 viaturas é preciso adquirir 4 mil viaturas. Aqui não é assim”, argumenta Joaquim Mesquita.
Nova frota:
200 caminhonetes S-10 (100 para Patrulha Rural, 100 pra grupos especializados).
643 Palio Weekend (580 para PM, 23 para Polícia Técnico- Científica e 40 para Sapejus).
1172 Gol (615 para PM, 514 para Polícia Civil, 23 para Polícia Técnico-Científica e 20 para SSP-GO).
30 SUVs Tucson (para grupos especializados, como Rotam e outros).
15 furgões Master (para IMLs)
16 Picapes Amarok 4×4 (para IMLs)
65 outros modelos (para administração)
Fonte: Site Diário de Goiás