30/07/2014 - Aplicativo vai facilitar trabalho da PC
A Polícia Civil de Goiás tem agora mais uma ferramenta no combate à criminalidade no Estado. É o WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais popular do mundo. Por meio dele, pelo do número (62) 8533-0197, a população goiana ganha mais uma opção de denunciar crimes tanto na Capital como no interior, com garantia de resguardo ao anonimato. Em outros Estados brasileiros, a prática é bem difundida. Até mesmo para ocorrência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O aplicativo permite o envio de mensagens de texto, fotos e vídeos pelo celular. É preciso ter internet para que o serviço funcione. De acordo com a polícia, a população poderá ajudar indicando pontos de droga, denunciando crimes, indicando paradeiros de criminosos e outras informações que ajudem a solucionar meandros obscuros e na repressão às práticas contravencionais.
No entanto, as delações devem ser contundentes, fiel com a verdade dos fatos. As mensagens enviadas pelo WhatsApp passarão por uma análise prévia da Polícia Civil, como ocorre no Disque-Denúncia 197 e com as informações que chegam pelo site www.policiacivil.go.gov.br. Para, em seguida, serem encaminhadas às delegacias especializadas ou distritos policiais.
Conforme o delegado geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, é importante que a população tenha à disposição um instrumento tão simplificado, objetivo e prático como o aplicativo para comunicar-se com a instituição.
“O telefone 197 tem sido um instrumento muito eficiente para a Polícia Civil na solução de crimes, prisão de foragidos da Justiça e outras práticas estampadas na lei como contravenção. Com o WhatsApp, acreditamos na mesma eficiência e confiabilidade da população em fazer a denúncia, com a certeza da preservação da identidade do denunciante”, garante Gorski. Fonte: DM online