Goiânia, Segunda-feira, 4 de novembro de 2024
12063336 Visitas
Notícias UGOPOCI

23/08/2018 - Boneca Momo

Depois da Baleia Azul, pais e autoridades estão em alerta para mais um desafio compartilhado nas redes sociais: o da Boneca Momo. O “jogo” pode ter levado um garoto de 9 anos à morte no Recife (PE).

O desafio começa quando um perfil do WhatsApp, com a foto de uma boneca que remete a uma lenda japonesa, entra em contato com crianças e adolescentes propondo desafios e fazendo ameaças. Apesar de o perfil original já não existir mais, outras pessoas assumiram o “personagem” e estão dando continuidade a suas ações.

A PF acredita que os perpetradores se valham de informações compartilhadas pelas próprias vítimas nas redes sociais. Com base em dados como escola onde estudam, local de trabalho dos pais e detalhes da rotina, eles fazem ameaças àqueles que resistam participar dos desafios.

De acordo com a BBC Brasil, autoridades de outros países, principalmente na América Latina, também estão em alerta sobre o assunto. A Polícia Nacional da Espanha emitiu recomendação reforçando que "é melhor ignorar desafios absurdos que entram na moda no WhatsApp".

A Guarda Civil do País disse no Twitter: "Não entre no 'Momo'! Se gravar o número na sua agenda, vai aparecer um rosto estranho de mulher. É o mais recente viral de WhatsApp a entrar na moda entre os adolescentes."

Morte no Recife

Na última quarta (15), Arthur Luis Barros dos Santos, de 9 anos, foi encontrado desacordado no quintal de casa, amarrado a uma árvore por um fio de náilon enrolado no pescoço. “Fiz uma manobra e respiração boca a boca. Ele começou a vomitar o jantar e os vizinhos que estavam jogando dominó na calçada correram e socorreram ele com o pai”, contou Jane Nascimento, mãe do menino, ao JC Online.

Segundo o site, Arthur Luis morreu 16 horas após ser encaminhado para uma unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele ainda teria sido transferido para um hospital particular, mas não resistiu. Para a mãe, o garoto foi vítima da Boneca Momo. “Esses desafio de Internet levaram meu filho de 9 anos. É muita dor”, lamentou.

Fonte: O Popular