Fundada em 06 de Janeiro de 1978

UGOPOCI

UNIÃO GOIANA DOS POLICIAIS CIVIS

UGOPOCI comunica o falecimento do delegado e ex-secretário de segurança pública Miguel Batista de Siqueira

É com extremo pesar que a diretoria da União Goiana dos Policiais Civis – UGOPOCI comunica o falecimento do jurista e Delegado de Polícia, Miguel Batista de Siqueira.

Miguel Batista presidiu a Associação dos Delegados de Polícia – ADPEGO em duas oportunidades:  de 1984 a 1986 e de 1987 a 1989. Foi também Professor de Direito Penal, Secretário da Segurança Pública e Superintendente da Academia de Polícia civil, hoje Escola Superior da Polícia Civil.

O ex-secretário Miguel Batista começou a trabalhar ainda jovem, como balconista. Foi bancário, exerceu a presidência da Associação dos Delegados de Goiás por dois mandatos e dirigiu a Faculdade de Direito da PUC- Goiás. Exerceu advocatícia cível e penal, pós-graduou-se em Direito Penal, Processual Penal e Processual Civil. Por mais de 50 anos, Migue Batista esteve nas salas de aula.

Foi professor de faculdade quase toda a vida. A primeira vez que utilizou giz e quadro negro como instrumento de trabalho foi em 1955. O jovem nascido em Souzânia, região de Anápolis, já cursava Direito em Goiânia quando foi nomeado professor a 4ª série do ensino fundamental, em Niquelândia. Como não havia advogados na cidade, Miguel foi designado defensor pelo o juiz da comarca.

Também foi nomeado promotor, já que na época era difícil preencher vagas nessa carreira, o que levava o judiciário a convocar estudantes. Graduado em 1959 pela UFG, radicou-se novamente em Goiânia. Em 1962, aprovado em concurso público para Delegado, assumiu o cargo em Morrinhos, retornando posteriormente à capital. Eleito presidente Associação dos Delegados de Goiás, vencendo o postulante escolhido pelo secretario de Segurança Pública da época. Em represália, foi transferido para Ceres, depois Paulo Afonso. Não tardou para que fosse afastado do cargo, acusado de subversão. Nesse período, exerceu a advocacia e o magistério.

Chegou a ser preso, passando 25 dias atrás das grades. Nada foi aprovado contra o delegado, mas ele continuou deixado “de molho” até 1983. Em 1984, instalou o curso de especialização em Direito Penal e Processual Penal. Seis anos depois, assumiu a Secretaria de Segurança Pública. Em 1991, aposentou-se do cargo de Delegado de Polícia.

O velório ocorrerá no Cemitério Jardim das Palmeiras e o sepultamento, no mesmo local, às 16h de quinta-feira (24).

Aos amigos e familiares os nossos sinceros pêsames. Que Deus, em sua infinita bondade, possa dar o descanso eterno ao nosso querido amigo Miguel Batista de Siqueira.

A UGOPOCI

Nascida de um ideal de aproximação da família policial, revivida de esforços coletivos e abnegada dedicação, criou-se a Associação da Polícia Civil…

A UGOPOCI
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Nossos contatos
(62) 3225-4215
(62) 3225-4216
ugopoci@yahoo.com.br
End: Rua 66, nº 138, Centro – Goiânia – GO

2022 – UGOPOCI – CNPJ: 02.627.974/0001-25 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prime Tecnologias