A Diretoria da Ugopoci, esteve na noite desta quarta-feira, 23 de abril, no Auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia, para participar da Sessão Especial em Homenagem à Polícia Civil e Outorga da Medalha Antônio Gonçalves Pereira dos Santos.
A Medalha Antônio Gonçalves Pereira dos Santos, é conferida a membros da Polícia Civil do Estado de Goiás, por destacada atuação na prestação de serviços ao organismo policial, à ordem pública, à coletividade policial, à defesa das instituições ou ao salvamento de vidas humanas.
A criação da Medalha e Homenagem foi através do Decreto Legislativo nº 05, de 5 de abril de 2022, de autoria da vereadora, Gabriela Rodart, publicado às páginas 62 e 63 do Diário Oficial do Município de Goiânia, edição nº 7.784, de 20 de abril de 2022.
Ser Policial Civil, significa assumir um papel crucial na garantia da lei e da ordem, investigando crimes e trabalhando para a segurança pública. A atuação do policial civil é diversificada, abrangendo desde a investigação criminal e a coleta de provas, até a realização de operações táticas e a colaboração com outras forças de segurança. Como polícia judiciária, os policiais civis cumprem mandatos, se expõem a situações de extremo risco, colaboram com outras forças e trabalham em conjunto (Polícias, Federal, Rodoviária e Militar, Ministério Público e Poder Judiciário) e atuam na prevenção ao crime (campanhas e programas comunitários). Importante lembrar que para ingressar na carreira, é necessário passar por um concurso público e cumprir diversos requisitos, incluindo a formação superior.
A propositura foi de autoria do Vereador, Sr.º Nataniel de Sena Soares “Cabo Senna”, do Partido Político Renovação Democrática, o PRD, e na ocasião homenageou os membros da Diretoria da Ugopoci, que receberam a honraria, como reconhecimento e representatividade da categoria pelos serviços na segurança pública prestados à sociedade goiana. Em Sessão Solene, o vereador discursou e rendeu homenagens aos policiais civis do Estado de Goiás, os agraciando individualmente com a Medalha Antônio Gonçalves Pereira dos Santos!
O agente de polícia, Gilson Caetano da Silva discursou aos presentes no evento, e falou sobre as dificuldades e os impasses que os policiais civis enfrentam no exercício da profissão e na carreira, agradecendo a homenagem, ressaltou da importância de serem agraciados com essa honrosa medalha!
Participaram da Solenidade e foram outorgados com a Medalha, o presidente, José Virgílio Dias de Sousa, o vice-presidente, Ademar de Oliveira, a 2ª vice-presidente, Patrícia Ribeiro, o 1º diretor financeiro, Elton Magalhães, o secretário geral, Antônio Carlos Farias dos Santos e o conselheiro fiscal, Daniel Vilaverde de Oliveira. Compareceram à Sessão Solene, o Delegado – Geral da Polícia Civil, André Gustavo Corteze Ganga, Delegado-Geral Adjunto, Murilo Polati Rechinelli, a escrivã de policia, associada ugopociana, Mônica Sena esposa do vereador Cabo Senna, dentre outros policiais civis (associados e não associados).
Diretoria Executiva da Ugopoci
GESTÃO CORAGEM E LUTA