A Polícia Civil de Goiás, por meio do 5° Distrito Policial de Aparecida de Goiânia – 2ª DRP, prendeu, de forma preventiva, nesta quinta-feira (8), Iury Alves de Freitas, mecânico, de 29 anos, pela prática do crime de apropriação indébita e estelionato. Também foi cumprido mandado de busca e apreensão em seu desfavor.
Entenda o caso
Duas vítimas compareceram na unidade policial para informar que haviam contratado um profissional para a realização de reparos/manutenção de veículos de colecionador/corrida, em Aparecida de Goiânia.
O investigado, que utiliza da sua profissão de mecânico para atrair confiança das vítimas, recebendo veículos, em sua maioria raros e de colecionador para realizar reparos, prometia entregá-los em um prazo razoável.
Contudo, após determinado período, mesmo tendo recebido pela prestação do serviço, bem como as peças necessárias, não realizava os consertos dos bens e não procedia com a devolução, apropriando-se dos automóveis.
A investigação identificou, ao menos, cinco registros policiais que descrevem fatos semelhantes ao objeto da investigação. O prejuízo das vítimas identificadas ultrapassa R$ 50 mil.
Após representação da Autoridade Policial houve a decretação da prisão preventiva e busca e apreensão. Um veículo foi recuperado após o cumprimento da medida cautelar e será devolvido à vítima.
O autor responderá pelos crimes de apropriação indébita majorada (em razão do ofício, emprego ou profissão) e estelionato, com penas que, somadas, ultrapassam 10 anos.
A divulgação da imagem e identificação do investigado foi precedida, nos termos da Lei n.º 13.869 e Portaria n.º 547/2021- PC, de despacho fundamentado da Delegada de Polícia responsável pelo inquérito policial, notadamente para auxiliar na identificação de outras possíveis vítimas e novos crimes consumados pelo investigado.