O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) terá em funcionamento uma unidade voltada para o atendimento de mulheres e crianças usuárias do plano de saúde a partir deste sábado (5). Instalada no Setor Serra Dourada III, em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, ela será a primeira sob o modelo Ipasgo Clínicas no Estado e deve contar com atendimento de urgência e emergência 24 horas na área pediátrica. O intuito, segundo o Ipasgo, é descentralizar os atendimentos da rede e atender às demandas locais.
No centro médico, que será inaugurado às 9 horas, atenderão profissionais de quatro especialidades voltadas para o referido público-alvo. São elas: pediatria, clínica médica, ginecologia e mastologia. Além dos atendimentos ambulatoriais, exames voltados para a saúde da mulher, como mamografia e ultrassonografia, dentre outros, serão realizados na própria unidade, como explica o presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes. “A ideia é que tudo seja resolvido na própria unidade”, afirma.
Fernandes explica que, para definir as especialidades que serão direcionadas para a Ipasgo Clínicas, o Instituto buscou identificar as áreas de maior demanda e menor oferta existentes atualmente. “Estamos procurando sanar essas deficiências.”
No atendimento de urgência e emergência na pediatria, que será 24 horas, atuarão 53 médicos, que se alternarão em regime de plantão. A expectativa do Ipasgo é de que a unidade alcance cerca de 1 mil atendimentos durante o primeiro mês de funcionamento, incluindo os ambulatoriais.
Segundo Fernandes, trata-se de uma mudança de perfil no atendimento do Ipasgo. O intuito, segundo explica, é iniciar a implantação da atenção primária de saúde na rede e estimular atendimentos de prevenção. “Queremos deixar de ser procurados apenas na hora em que o paciente está doente e passar a promover saúde, trabalhando com prevenção”, explica.
A experiência com a unidade de Aparecida de Goiânia será a primeira. Há a intenção de, no futuro, replicar os resultados obtidos para outros municípios do Estado. “A ideia é descentralizar o serviço, tirando (a concentração) de Goiânia e levando para lugares mais distantes. A primeira unidade terá os testes necessários para melhorar a dinâmica e replicar em todo o Estado, de acordo com as demandas de cada local”, esclarece Fernandes.
O destino da expansão ainda está em estudo, de acordo com o presidente do Ipasgo, mas já foi identificada a carência existente na Região Norte de Goiás e no Entorno do Distrito Federal. “A prioridade é ir para lugares que têm menos assistência”, resume o secretário.
Pronto atendimento para mulheres e crianças
Unidade da Ipasgo Clínicas no Setor Serra Dourada III, em Aparecida de Goiânia, será a primeira voltada para usuários do plano de saúde no cidade. Veja detalhes:
Especialidades:
Pediatria
Clínica geral
Ginecologia
Mastologia
Profissionais de saúde:
53 pediatras (atendimento será em escalas de plantões)
3 ginecologistas
1 mastologista
1 clínico geral
1 angiologista
1 radiologista
8 técnicos de enfermagem
5 enfermeiros
Tipos de exames:
Laboratoriais
Ultrassonografia
Raio-x
Mamografia
Estrutura física:
Farmácia
Sala de triagem
Sala de reanimação/estabilização
Posto de enfermagem
Sala de sutura
Sala de mamografia
Sala de ultrassom
Sala de raio-x
Três consultórios
Área total: 541 m²
Onde:
Avenida Independência, Qd. 08, Lt. 03, Setor Serra Dourada III, Aparecida de Goiânia (GO).
Foto: André Costa
Fonte: Jornal O Popular
Link: https://www.opopular.com.br/noticias/cidades/ipasgo-ter%C3%A1-primeira-cl%C3%ADnica-para-mulheres-e-crian%C3%A7as-em-aparecida-de-goi%C3%A2nia-1.1901330