A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), por meio de seu Laboratório de Biologia e DNA Forense (LBDF), teve trabalho reconhecido e classificado entre as 17 investigações criminais mais importantes do mundo, no programa “DNA – Hit of the Year”, edição 2020.
No caso, a “Operação Impius”, que resultou, em Set-2019, na prisão de W.R., indivíduo suspeito de ser um dos maiores estupradores em série do Brasil, com 47 ataques sexuais.
A “Impius” foi uma investigação conduzida por uma força-tarefa da 2ª Delegacia Regional de Polícia (2ª DRP), com importante suporte técnico-científico do Laboratório de Biologia e DNA Forense (LBDF) do Instituto de Criminalística (ICLR), com resultados inequívocos do Banco de Perfis Genéticos (de DNA) da SPTC.
Juntamente com a Polícia Técnico-Científica goiana, concorreram instituições como: a Polícia Federal (brasileira); a Polícia Técnico-Científica (paulista); o Centro Nacional de Ciências Forenses (israelense); a Polícia Estadual de Hessen (alemã); o Laboratório Central Forense de Polícia (polonês); a Autoridade Policial Sueca; o Departamento de Polícia de Fort Collins (norte-americano); o Serviço Forense da Polícia Metropolitana (inglesa); dentre outras agências de investigação pelo mundo.
O “DNA – Hit of the Year” é um programa global que reconhece o valor da tecnologia dos bancos de dados de DNA na resolução e prevenção de crimes.
Fonte/foto: POLÍCIA CIENTÍFICA: ciência a favor da verdade.