A Gerência de Identificação da Polícia Civil de Goiás realizou, entre os dias 24 e 27 de agosto, no Auditório da Secretaria de Segurança Pública, evento para emissão de Carteiras Funcionais para o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg/GO) e Polícia Civil do Estado de Goiás.
Ao todo, serão realizados, nesse primeiro momento, 129 atendimentos para confecção das credenciais dos membros dos Conselhos de Segurança e 350 atendimentos para confecção das Carteiras Funcionais da Polícia Civil. Na manhã da última sexta-feira, o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Pinto Lourenço, fez sua identificação digital.
Segundo o diretor adjunto do Instituto de Identificação, Rhaul Almeida e Silva, a uniformização das funcionais atende à normativa prevista na portaria 320 de junho de 2020, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que estabelece a padronização do documento de identificação funcional para os policiais civis dos estados e do Distrito Federal. Após o atendimento, os documentos devem ficar prontos no prazo de duas semanas.
A carteira de identidade funcional padrão deverá ter os requisitos de qualidade e segurança próprios dos documentos oficiais de identificação. De acordo com a portaria, a identificação em formato digital atenderá aos requisitos de segurança, integridade, padronização, validade jurídica e interoperabilidade, além de estar vinculada ao QR-Code (Quick Responde Code), para permitir a facilitação na verificação dos dados.
O diretor adjunto da Instituto de Identificação esclarece que os policiais civis da ativa serão atendidos prioritariamente e, na sequência, os policiais civis aposentados. O documento é obrigatório e oficial para comprovação do livre porte de arma para policiais e acesso aos locais sob fiscalização da polícia. Nesta semana, a ação deverá ser realizada também no Complexo das Delegacias Especializadas, em Goiânia.
Fonte/foto: PCGO