O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), lança nesta sexta-feira (29/03), um conjunto de ações visando reforçar a Segurança Rural, em particular no fortalecimento combate à criminalidade na zona rural com o policiamento ostensivo. Entre as principais medidas, estão a entrega de 50 viaturas no estilo pick-up de cabine dupla de uso on e off-road com alto desempenho e tecnologia e preparadas para uso da Polícia Militar, todas com tração 4×4, com motorização à diesel. O evento ocorre na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), na Rua 87, 662 – Setor Sul, a partir das 10h30.
Com as presenças do governador Ronaldo Caiado, do secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum, do presidente da FAEG, deputado federal José Mário Schreiner, do presidente do Fundo para Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec), Joaquim Guilherme de Souza, e demais autoridades, também será oficializado o repasse de R$ 250 mil, para a conclusão da reforma e estruturação do Batalhão de Polícia Militar Rural que contará com o Centro de Comando de Controle Rural, com sede antiga Estação Ferroviária de Campinas, na capital. No local, serão coordenadas todas as ações de policiamento rural do Estado. A Fundepec e a Faeg são parceiras da iniciativa.
_“Todo mundo conhece o compromisso que o governador Ronaldo Caiado tem com o setor do agronegócio e com os pequenos produtores rurais. Então, ele nos determinou ter uma atuação operacional firme de combate ao crime no campo, mas, ao mesmo tempo, desenvolvermos um trabalho sistemático com um planejamento estratégico focado na inteligência e na prevenção, que no seu desdobramento envolve também o importante trabalho da Polícia Civil e as comunidades rurais como um todo”_, informa o secretário da Segurança Pública, Rodney Miranda.
Conselho de Segurança
O evento da manhã desta sexta-feira, marca ainda a posse dos membros do Conselho de Segurança Rural do Estado de Goiás. Assim como ocorre nos demais Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) – onde os membros discutem ações de paz social -, o novo grupo participará de forma efetiva da elaboração de ações para garantir mais segurança no âmbito rural. _“O conselho de Segurança Rural terá um papel importantíssimo ajudando nas diretrizes para os demais conselhos de segurança que existem no Estado, e posso destacar o seu papel na captação de recursos junto à iniciativa privada para aplicação em ações voltadas à garantir a segurança no campo”_, assinala o coordenador de Patrulhas Rurais de Goiás, tenente-coronel Daniel Moreira Galvão.
Segurança no campo
As novas ações vão reforçar outras iniciativas da SSP, por meio das forças policiais, para reprimir o crime no campo. É o caso da Patrulha Rural Georreferenciada que trabalha para aproximar os produtores rurais da Polícia Militar, facilitando a localização das propriedades e, assim, coibir crimes, como furtos e roubos.
A Polícia Civil, com a Delegacia de Crimes Rurais e de Divisas, também atua para solucionar ocorrências registradas contra as famílias que vivem no campo e, em parceria com o Conselho de Segurança de amplitude estadual passa a investir ainda mais em inteligência e no compartilhamento de informações que possam evitar ações criminosas e desarticular quadrilhas que perturbam a vida e o trabalho de quem vive da agricultura e da pecuária, um dos setores de grande destaque na economia goiana.
Fonte/Foto: Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública