“As melhores polícias do Brasil estão em Goiás e merecem nosso total reconhecimento”, afirmou o governador Ronaldo Caiado nesta quinta-feira (05/12), na solenidade de entrega da Medalha da Ordem do Mérito da Segurança Pública Governador Mauro Borges. Foram condecorados 150 membros das forças policiais que se destacaram em 2019.
Foram condecorados membros das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP). Pela primeira vez, foram agraciados exclusivamente os que atuaram no serviço operacional.
Em seu discurso, o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda destacou que todos os homenageados foram escolhidos com base em critérios técnicos por meio do levantamento dos Registros de Atendimento Integrado (RAIs). “Foi muito difícil definir os nomes, uma vez que temos uma infinidade de homens e mulheres que fazem um excelente trabalho dentro das nossas forças policiais”, ressaltou.
O secretário afirmou, ainda, que todos os policiais têm papel decisivo na luta contra o crime em Goiás. “Cada um, ao seu modo, tem contribuído para o belíssimo trabalho de repressão ao crime que temos visto no Estado. Goiás conta com pessoas capacitadas, corajosas, destemidas e comprometidas em suas forças policiais”, assegurou Rodney Miranda.
A primeira-dama e presidente do Grupo Técnico Social de Goiás, Gracinha Caiado, também elogiou a atuação das tropas do Estado. “A participação de todos os policiais foi decisiva para garantir mais tranqüilidade à população ao longo deste ano. Tenho muito orgulho dos policiais goianos”, disse.
Reconhecimento e valorização
Ainda na solenidade, o governador Ronaldo Caiado as ações de capacitação permanente dos membros das forças de segurança do Estado. “Goiás é referência nacional em profissionalização e qualificação de policiais. Isso tem contribuído cada vez mais para que as operações de repressão ao crime sejam sempre eficazes”, elogiou.
O governador também lembrou que, mesmo diante das dificuldades encontradas, a atual gestão do Governo de Goiás conseguiu diversos avanços na valorização dos policiais. “Temos trabalhado diariamente para garantir melhores condições de trabalho para nossas tropas. Em 2019, já acabamos com a terceira classe de policiais, fazendo justiça para aqueles que não tinham nem mesmo como sustentar suas famílias diante dos baixos salários que recebiam”, disse.
Na atual gestão, as carreiras de mais de 2,6 mil servidores das forças de segurança foram reestruturadas. Eles foram transferidos para a graduação de segunda classe. Antes, eles recebiam salários de R$ 1,5 mil. Com a ação do Governo de Goiás, os salários foram para R$ 5,7 mil.
Fonte/fotos: Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública