A Polícia Civil de São Paulo cumpriu mandados de prisão temporária na capital paulista na manhã desta terça-feira, 29, contra os engenheiros terceirizados André Yassuda e Makoto Namba, que teriam atestado a estabilidade da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.
Três funcionários da Vale – César Augusto Paulino Grandchamp, Ricardo de Oliveira e Rodrigo Arthur Gomes de Melo – também foram detidos na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, eles estão diretamente envolvidos no licenciamento da barragem que se rompeu na última sexta-feira, 29.
Os mandados foram solicitados pelos promotores de Minas Gerais e expedidos pela Comarca de Brumadinho. As prisões têm validade de trinta dias.
As autoridades também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Belo Horizonte nas cidades de Nova Lima, em Minas Gerais, e na capital paulista. Outros sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belo Horizonte.
Os documentos e provas apreendidas também serão encaminhados ao Ministério Público de Minas Gerais para análise.
COM A PALAVRA, VALE
“Referente aos mandados cumpridos nesta manhã, a Vale informa que está colaborando plenamente com as autoridades. A Vale permanecerá contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas.”
Fonte: O Popular