A Diretoria da Ugopoci, registra a presença da entidade na Rádio Paz FM 89,5 FM – Semeado a Verdade, no Programa Mulheres de Sucesso, por se tratar de importante alerta para os pais e responsáveis de crianças e adolescentes.
Com o tema “Os perigos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet”, a 2ª vice-presidente da Ugopoci, Patrícia Ribeiro, esclareceu e respondeu aos ouvintes da rádio sobre este tema que tanto preocupa pais e responsáveis. A âncora do Programa, Srª Márcia Alves, iniciou perguntando sobre com qual idade crianças e adolescentes começam a acessar a internet?
“São estatísticas alarmantes! Os casos e problemas vem aumentando e infelizmente é cada vez mais precoce a idade e a entrada das crianças de todas as faixas etárias, na internet. O fácil acesso dos aparelhos celulares para as crianças, onde muitas vezes, no próprio núcleo familiar, os responsáveis não tem consciência dos perigos reais que existem nas redes. Por distração, falta de instrução ou de proximidade com a internet, os responsáveis, não percebem que as crianças e adolescentes tem acesso ao mundo ali em suas mãos e isso facilita a ação de criminosos. A sociedade não tem a noção real do prejuízo que isso tem causado”!
Citou os altos números de casos de pedofilia, alertando para o uso indiscriminado dos aplicativos para esta faixa etária (de fotos, de jogos, de brincadeiras e outros). Tidos como de conteúdos infantis, por traz, apresentam chats de bate papos, onde estes criminosos se aproveitam da inocência destas crianças e adolescentes e se fazem passar por pessoas da mesma idade. Relatou o caso das 3 meninas (1 delas brasileira), resgatadas pela Polícia Civil (em uma coparticipação/convite) e outras autoridades da Segurança Pública de Goiás, em conjunto com a Polícia do Paraguai, as vítimas de sequestro, iniciaram o contato com os criminosos, por conversas no celular em um Aplicativo do segmento infanto juvenil. Patrícia Ribeiro, alertou os ouvintes, pais e responsáveis para o devido monitoramento e para o uso dos recursos digitais avançados, que criminosos e pedófilos utilizam, que permitem mudança e disfarce da voz, do rosto e gestos corporais. Falou da importância dos pais e responsáveis estarem atentos a mudança de comportamento e para os vínculos afetivos de qualidade e de tempo com os filhos, nesta nova Era de crimes digitais. Ainda na entrevista despertou para a frequência dos problemas e perigos com crianças e adolescentes expostos à internet, que tanto podem tornar essa criança uma vítima ou um infrator e que em ambas as situações, os números destes crimes infelizmente só crescem!
No registro a âncora, Márcia Alves, a 2ª Vice-presidente da Ugopoci, Patrícia Ribeiro, a pedagoga, Thabata Isaac e a psicóloga, Hérica Rusevy.
Diretoria Executiva da Ugopoci
Gestão Coragem e Luta
Triênio 2025 – 2028





