As placas do Mercosul começarão a ser implementadas no Brasil a partir desta terça-feira (11). O primeiro Estado do País a adotar o novo modelo será o Rio de Janeiro, de forma não compulsória.
A diferença mais visível na placa Mercosul é o fim da combinação alfanumérica com três letras e quatro números. Se a atual combinação se mantivesse, a estimativa é que nos próximos dois anos não existiram mais novas sequências para contemplar toda a frota do país.
Segundo o Detran-RJ, a troca não será obrigatória para todos os veículos. O novo modelo será disponibilizado para quem realizar operações como emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, e alteração de categoria e troca de placas danificadas.
O órgão diz que a nova placa vai dar maior segurança para os proprietários de veículos, evitando a possibilidade de clonagem. O novo modelo terá código único e conterá todos os dados de confecção da placa, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro, além de permitir a rastreabilidade dela. O valor de fabricação da placa é o mesmo do modelo antigo: R$ 219,35.
A rastreabilidade do veículo será possível por meio de um aplicativo para Android e iOS que o Denatran vai disponibilizar gratuitamente para as polícias até o fim de setembro.
Fonte: O Popular