A associada da União Goiana dos Policiais Civis – UGOPOCI, ELIONIZA SOARES MOREIRA, conhecida por Léo, da Cidade de Posse, em Goiás, foi uma das homenageadas da Comenda Berenice Teixeira Artiaga a mulheres que prestaram e seguem prestando relevantes serviços para o Estado de Goiás. O evento ocorreu tarde de hoje, 10 de março de 2020, no Plenário Getulino Artiaga, na Assembleia Legislativa de Goiás. A iniciativa da entrega da comenda foram das deputadas Lêda Borges e Delegada Adriana Accorsi, a propósito do Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março.
Entre outras autoridades, prestigiam a solenidade em homenagem ao Dia da Internacional da Mulher a procuradora-geral do Estado Juliana Pereira Diniz, o desembargador Walter Carlos Lemes, que preside o Tribunal de Justiça (TJ-GO), e a vereadora de Goiânia, Priscila Tejota.
Além do presidente da UGOPOCI, José Virgílio, da vice-presidente Nelma Félix e da diretora Raquel Rodovalho, vieram da Cidade de Posse prestigiar a entrega da comenda a policial civil Leo, sua tia Expedita Mendes da Silva e a sua comadre – escrivã polícia Aposentada Maria Bezerra da Silva.
A Delegada da DEAM de Formosa, Fernanda Martins de Lima, também foi uma das agraciadas com a Comenda Berenice Teixeira Artiaga.
Durante o discurso, em sessão especial da entrega da Comenda Berenice Artiaga, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) questionou se o Dia Internacional da Mulher celebrado no último domingo, 8, realmente é um momento de comemoração. “Graças à luta de tantas mulheres, temos direito à voz, à educação, ao trabalho, ao voto, à participação em todos espaços de poder, mas ainda é preciso percorrer um caminho longo para alcançar a igualdade”, destacou a deputada.
A deputada enfatizou ainda que é preciso romper com hábitos machistas, como piadas que desvalorizam, que inferiorizam o papel da mulher na nossa sociedade. Também pediu para que os homens entrem na luta contra a violência à mulher. E complementou o 8 de março deve ser comemorado para fortalecer a luta por direito e por igualdade de oportunidade.
Já a deputada Lêda conclamou todas as mulheres e homens a se unirem para lutar pelas causas femininas. “Precisamos contar com todas as mulheres e todos os homens. Somente unidos poderemos combater a violência do gênero feminino”, salientou.
O presidente José Virgílio, parabenizou a associada salientando a importância da Comenda recebida na ALEGO. “A nossa amiga e associada Elioniza é uma guerreira e faz jus a essa linda homenagem. Ela sempre lutou pelos seus direitos e pelos seus ideais de vida, naquilo que realmente acredita. Esse é um daqueles momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero”, finalizou.
Confira as fotos da Léo no evento: