O escrivão de polícia é um dos cargos que integram a carreira da Polícia Civil, se dedicando cotidianamente para a produção de um trabalho de excelência em benefício da sociedade. Os escrivães atuam em atividades de cumprimento de procedimentos administrativos determinados pelo delegado de polícia, ordens de serviço, auto de apreensão, registro de depoimentos das partes envolvidas em um crime, sejam vítimas, suspeitos ou testemunhas.
Além de atuar em flagrantes ou prisões cautelares, identificação para recolhimento ou soltura de presos e de sequência dos inquéritos policiais. O escrivão também realiza atendimento ao público, lavratura de boletins de ocorrência e o cumprimento de determinações judiciais.
A escrivã de polícia, aposentada e Presidente da Ugopoci, Nelma Félix, reforça como o profissional é de suma importância para a polícia judiciária e para os processos de investigação e para que se possa fazer justiça. “O escrivão é o centro de tudo na polícia, nada se desenvolve sem seu acompanhamento e orientação, visto que o escrivão documenta e acompanha os processos gerados. Parabéns aos meus colegas de profissão! Muito orgulho e gratidão”! Nelma Félix