A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) encaminhou, na semana passada, ofício ao presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, solicitando providências diante da sobrecarga processual na 8ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia.
A unidade foi criada em novembro de 2024 e acumula 20 mil processos, em menos de 6 meses após a sua instalação! Com número expressivo e quatro vezes superior à média das demais varas cíveis da comarca, que é de aproximadamente 5 mil feitos. A unidade tem competência exclusiva para processar os cumprimentos de sentença coletivos contra o Estado de Goiás.
No Brasil o problema do acúmulo de processos judiciais, é recorrente, preocupante e multifacetado. Com mais de 80 milhões de processos, aguardando julgamento nas cortes de diferentes instâncias judiciais.
São diversos os fatores que contribuem para a sobrecarga de processos nas varas e comarcas do judiciário no país. Sendo os principais: a alta litigiosidade, a estrutura do sistema judiciário e a falta de recursos.
A Ugopoci listou alguns destes fatores para elucidar a demora nas devolutivas e o por que desta sobrecarga:
-
Alta litigiosidade:O número de processos judiciais tem aumentado significativamente, com mais de 31 milhões de novos processos em 2022.
-
Estrutura do sistema judiciário:A estrutura do sistema, com muitos casos indo para instâncias superiores, contribui para o acúmulo no Supremo Tribunal Federal (STF).
-
Falta de recursos:O Poder Judiciário enfrenta desafios de recursos, incluindo pessoal e infraestrutura, o que dificulta a tramitação dos processos.
-
Complexidade das questões:Alguns processos podem ser complexos, exigindo mais tempo para análise e decisão.
-
Cumulatividade de varas:A cumulatividade de varas, quando um juiz acumula diferentes tipos de processos, pode diminuir a produtividade de algumas varas.
-
Informatização:A informatização dos processos pode, em alguns casos, contribuir para o aumento da demanda, já que torna o acesso à justiça mais fácil e rápido.
Saiba mais, acesse a notícia na íntegra: https://www.rotajuridica.com.br/oab-go-pede-criacao-de-nova-vara-e-reforco-emergencial-para-enfrentar-acumulo-processual-na-8a-vara-da-fazenda-publica-estadual-de-goiania/
Diretoria Executiva da Ugopoci
GESTÃO CORAGEM E LUTA
Triênio 2025 – 2028