Um agrotóxico chinês, de uso proibido no Brasil e em mais 130 países, tem sido alvo de apreensões do Comando de Operações de Divisa (COD), no Sudoeste goiano. Na semana passada, foram apreendidas duas toneladas e, nesta quarta-feira (24), depois de receberem uma denúncia anônima, os policiais conseguiram encontrar, em Jataí, mais 400 quilos do produto, uma carga avaliada em R$ 400 mil. Quatro pessoas faziam o transporte da substância. Elas não tiveram as identidades reveladas em razão da continuidade da investigação, mas foram presas em flagrante. Segundo o comandante do COD, na região, tenente Flávio Borges, elas são moradoras de cidades como Rio Verde e Jataí.

O produto seria utilizado no preparo do solo das lavouras próximas. A suspeita é de que ele tenha sido contrabandeado do Paraguai. A investigação apura, agora, se as pessoas envolvidas no caso desta quarta-feira têm alguma relação com as que foram flagradas no caso registrado na semana passada. “Estamos fazendo muitas apreensões aqui na região. E são de produtos comprovadamente tóxicos e altamente cancerígenos”, diz o tenente. Ele cita, ainda, que operações realizadas no passado por grupos, como Rotam, Bope e o próprio COD, já encontraram agrotóxicos ilegais em Rio Verde.

A denúncia feita anonimamente nesta quarta-feira pela manhã informou que o produto seria transportado por pessoas que estariam em dois veículos (uma VW Amarok preta e uma Mitsubishi Triton branca), entre Rio Verde e Jataí. As duas caminhonetes foram apreendidas e nenhuma nota fiscal para comprovar a origem do produto foi apresentada.

Fonte: O Popular