A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Trindade – 16ª DRP, prendeu em flagrante, neste domingo (22), um trio pela prática dos crimes de associação criminosa (Art. 288 do CPB), furto qualificado pela destreza e pelo concurso de pessoas (Art. 155, §4, inciso IV) e resistência (Art. 329, §1).
A investigação se iniciou no mês de junho, durante a Romaria do Divino Pai Eterno, quando a PCGO identificou por meio do sistema de monitoramento interno o mesmo grupo criminoso realizando furtos de carteiras e celulares dos fiéis durante as missas realizadas na Igreja Basílica.
A associação criminosa é composta de três a seis pessoas, que atuam de forma a aglomerar as saídas da Igreja para que um dos indivíduos, com muita destreza, subtraia os pertences da vítima sem que ela perceba. Inclusive, eles utilizam uma criança recém nascida para despistar sua atuação.
A investigação continua para a identificação dos demais membros do grupo criminoso.
A divulgação da imagem dos investigados foi procedida nos termos da Lei 13.869/2019, portaria normativa n° 547/2021/DGPC, tendo em vista o interesse público no sentido de identificar outras eventuais vítimas de crimes praticados por eles.