A campanha Setembro Amarelo, “Se Precisar, Peça Ajuda”! É uma iniciativa que teve início no Brasil em 2015, ocorre durante o mês de setembro para promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio e apoiar a saúde mental. O mês de setembro foi escolhido porque o dia 10 é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Sua origem foi nos Estados Unidos, em 1994, quando um jovem de 17 anos cometeu suicídio. A cor amarela da campanha, refere-se as cestas com cartões adornados com fitas amarelas, ofertadas aos familiares em condolências, por amigos e desconhecidos, pela morte repentina do rapaz.
A campanha tem o objetivo de combater o estigma em torno das doenças mentais e do suicídio, oferecer apoio e informação, e incentivar as pessoas a buscar ajuda quando necessário. A cor amarela foi escolhida como símbolo da campanha porque representa a luz e a esperança. É um mês onde também se discute a saúde mental dos (as) trabalhadores (as), dentre outros aspectos sociais que influenciam o bem estar psicológico de muitos profissionais, de diferentes categorias.
Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha!
Durante o mês, são realizadas diversas ações, como palestras, eventos educativos, campanhas em redes sociais e campanhas de conscientização em escolas e empresas, tanto nos setores públicos, quanto no privado. O foco é educar o público sobre sinais de alerta, como lidar com a crise emocional e onde buscar ajuda.
Segundo a Organização Mundial da Sáude, a OMS, o suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.
A campanha é promovida por diversas organizações, incluindo instituições de saúde mental, ONGs e grupos de apoio. Se você ou alguém que você conhece está passando por um momento difícil, é importante buscar ajuda profissional e lembrar que há apoio disponível.
Importante ressaltar que os (as) associados (as) e dependentes da Ugopoci, contam com convênios, em uma Rede de Psicologia, com descontos e preços bem abaixo do mercado. São disponibilizados inúmeros serviços como: avaliação psicológica e neuropsicológica, avaliação para concursos públicos, com atendimento para todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos), atendimento de casais, famílias, em grupos ou individuais.
Unidade Bueno: Rua T-53, n° 1120, Setor Bueno, Tel. 62/ 3434-0496
Unidade Sul: Rua 89, nº 336, Setor Sul, Tel.: 62/ 3922-3204
Emmanuela Moura (Psicóloga), credenciada à Ugopoci. Tel.: 3025-5143
“Se Precisar, Peça Ajuda”!
Diretoria Executiva da Ugopoci – Presidente, Nelma Félix
Gestão Forte e Atuante – Triênio – 2022 – 2025
Telefone Geral: 62/ 3225-4215