Ontem, dia 06 de janeiro de 2019, a UGOPOCI (União Goiana dos Policiais Civis), uma das mais antigas entidades de representação dos servidores da Polícia Civil, completou 41 anos de existência. A data foi comemorada no sábado, dia 05 de janeiro, com um lindo baile, azul e branco, as cores oficiais da entidade, no salão de festas da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de GOIÁS (ADPEGO).
A UGOPOCI nasceu da vontade de cerca de 300 policiais remanescentes da antiga associação dos servidores da Secretaria de Segurança Pública que havia sido extinta há poucos anos. Esses policiais, observando a necessidade e a importância de ter uma representação para as várias carreiras policiais (na ocasião havia apenas a ADPEGO), reuniram-se e fundaram a UGOPOCI, entidade que hodiernamente goza de prestígio e credibilidade junto aos seus sócios, órgãos públicos, sociedade organizada e outras agremiações.
O reconhecimento ao longo dos anos se deu em decorrência da maneira corajosa, firme e responsável com que as diretorias da UGOPOCI agiram em seus mandatos em defesa dos direitos e interesses dos seus associados, dos demais policiais civis e outras vezes da própria Polícia Civil.
Dado a sua relevância na representação classista, passou a ser referência e fonte de consulta para outras entidades. Em face de sua atuação, adquiriu respeito, o que obriga as diretorias sucessoras a darem o melhor de si para manter o padrão de satisfação alcançado pela UGOPOCI.
Em várias jornadas, enfrentou muitos embates, situações dificílimas, agressões, retaliações, cerceamento de direitos, mas não retrocedeu, ao contrário, enfrentou com galhardia e altivez todos os obstáculos que foram surgindo, demonstrando aptidão para resolução dos conflitos que lhe foram apresentados.
De uma entidade que se propõe a ser a defensora de direitos, não pode esperar outra coisa senão muito trabalho. Entretanto, ainda que imbuída desse espírito aguerrido próprio das grandes entidades de defesa de direitos, deve agir sempre com muita responsabilidade, tendo como norte a manutenção de direitos e conquista de outros. Não pode e não deve agir açodadamente desencadeando ações que possam causar prejuízo àqueles que representa.
“Parabenizo todas as diretorias anteriores nas pessoas de seus ex-presidentes, a começar pelo primeiro Presidente, Dr. Joaquim, seguido pelo Dr. Rosival Reis, depois nossos companheiros Ademir Luiz, Reginaldo Melo, Luiz Gonzaga e Ademar Luiz, seja pela coragem daqueles que fundaram a UGOPOCI seja pelo compromisso de todos os ex-presidentes de fazê-la grande e representativa. Quero aqui também enaltecer e parabenizar a nossa diretoria, os demais membros das diretorias anteriores e todos os nossos queridos associados(as), razão maior da nossa existência”, ressalta o atual presidente, José Virgílio.
Os caminhos percorridos até aqui nos mostram claramente que as conquistas vieram em decorrência da ajuda de um e de outro lado, pois não se consegue tantas vitórias lutando sozinho. Daí a importância da unicidade das entidades nas lutas classistas e o empenho fundamental de cada diretoria.
PARABÉNS, UGOPOCI, PELOS 41 ANOS DE EXISTÊNCIA EM DEFESA DOS DIREITOS E INTERESSES DOS SEUS ASSOCIADOS, DEMAIS POLICIAIS CIVIS E DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE GOIÁS.
Abaixo, algumas fotos do Baile Azul e Branco da UGOPOCI. Em breve estaremos divulgando as demais fotos.