Do grupo de 1 milhão de pessoas em Goiás com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 até a última terça-feira (3), 1.098 (0,1%) morreram pela doença. Somente 3,2 mil (0,3%) precisaram ser hospitalizadas após diagnóstico da infecção e 47,9 mil (4,5%) desenvolveram casos leves.
O titular da pasta, Ismael Alexandrino, diz que o número demonstra o êxito da vacinação. “Isso mostra que todas as vacinas disponíveis com mais de 60% de eficácia com a aplicação das duas doses protegem e são seguras. Não deixem de se vacinar. Esta é uma estratégia de proteção individual, mas também coletiva, pois quanto mais temos pessoas vacinadas, o risco para quem não se vacinou diminui”, relata.
Atualmente, 95% das pessoas com mais de 70 anos já completaram o esquema vacinal e 84% daqueles com idade entre 60 e 69 anos também já estão totalmente protegidos. A cobertura vacinal completa das pessoas com 59 anos ou menos está abaixo de 20%. Em relação à aplicação da primeira dose, a cobertura vacinal também é maior entre os idosos e tem caído gradativamente com a diminuição das faixas etárias. Nas pessoas com idade entre 30 e 39 anos, apenas 60% das mulheres e 51% dos homens se vacinaram. Na maioria dos municípios goianos a aplicação da primeira dose do imunizante já é realizada nas pessoas com idade inferior a 30 anos.
A maioria das pessoas que precisou de internação e que morreu tinha alguma comorbidade ou era idosa que já possuía um organismo mais fragilizado. “Não é nem a questão da Covid-19 em si. Se fosse, por exemplo, uma pneumonia comunitária, essas pessoas também estariam mais frágeis”, explica Alexandrino.
Segunda dose
Alexandrino aponta que os dados também reforçam a necessidade da população completar o esquema vacinal. “Atualmente, temos 214 mil pessoas com a segunda dose em atraso. Elas não estão totalmente protegidas e também estão colocando a vida de outras pessoas em risco”, explica.
Atualmente, a orientação do secretário para os municípios é que eles deixem guardados os imunizantes das pessoas que estão com a segunda dose em atraso. “Estamos tendo responsabilidade com essas pessoas. Entretanto, pedimos que elas tenham empatia. Não tomar a segunda dose e deixar ela parada é um desrespeito com quem quer e ainda não pode se vacinar”, avalia.
Proteção
Alexandrino aponta que apesar de as estatísticas relacionadas à vacinação serem promissoras, ainda é preciso que as pessoas continuem se cuidando até que consigamos diminuir a circulação viral e atingir uma cobertura vacinal maior. Atualmente, o Estado já possui 1,3 milhão de pessoas completamente imunizadas, conforme a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Isso representa 18,65% da população geral.
“Um exemplo são países como os Estados Unidos, que mesmo com uma cobertura vacinal alta estão reavaliando o uso de máscara por conta da circulação da variante Delta”, explica o secretário estadual de Saúde sobre a variante da Covid-19 considerada altamente contagiosa e que já teve casos confirmados em Goiás.
O Estado já recebeu 5,5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, sendo que 4,6 milhões (83,69%) já foram aplicadas. Um total de 3,2 milhões de pessoas, 46,95% da população geral, já receberam a primeira dose da vacina. “O uso da máscara ainda é necessário e funciona. Apesar de uma boa perspectiva daqui para frente, ainda não podemos pensar em um relaxamento”, finaliza.
Goiânia imuniza quem tem 28
A vacinação contra a Covid-19 em Goiânia das pessoas com 28 anos ou mais continua nesta terça-feira (10) no drive-thru do Shopping Passeio das Águas. O atendimento é realizado com distribuição de 2 mil senhas a partir das 8 horas.
Para os demais 12 pontos de imunização da capital, é necessário fazer o agendamento por meio do aplicativo Prefeitura 24Horas ou pelo site da gestão municipal, e o atendimento está previsto para 31 anos ou mais.
O agendamento para a vacinação das pessoas com idade a partir de 28 anos nos postos fixos estará aberto a partir de quinta-feira (12).
Atualmente, está liberada a segunda dose da AstraZeneca e da Pfizer para as pessoas com data marcada para até 14 de agosto. A Prefeitura de Goiânia aplica os imunizantes nesta terça e quarta-feira (11) em 12 locais, sem necessidade de agendamento, das 8 às 17 horas, exceto a Área 1 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), que atende até às 16 horas.
Quem está com atraso na vacina Coronavac pode se dirigir à Escola Rotary Goiânia Oeste para completar o esquema vacinal.
Fonte: Jornal O Popular