O coordenador do Núcleo de Desenvolvimento da Polícia Civil do Estado de Goiás, Arnaldo Batista de Souza Filho, ministrou, no último mês de março, um treinamento para utilização de ferramentas de auxílio à investigação que requeiram análise de grande volume de dados. O curso foi oferecido para servidores do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), e teve duração de 50 horas.
Os softwares são “IBM i2 Analyst’s Notebook” e “iBase”, ferramentas que são utilizadas pelos órgãos fiscalizadores e de investigação, para fornecer base de dados, possibilitando a revelação de vínculos entre registros diversos e sua visão sistemática. Os softwares vão contribuir para o gerenciamento de informações que envolvem, por exemplo, quebra de sigilo telefônico e bancário.
A capacitação ocorreu na sede da Procuradoria da República no Acre e é fruto de uma parceria que compreende, além do MP acreano, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União.
Fonte/foto: PCGO