A Polícia Civil de Goiás participa do Programa de Compliance Público (PCP) do Poder Executivo do Estado de Goiás, por meio do qual ações foram adotadas com o objetivo de assegurar que os atos de gestão estejam em conformidade com os padrões éticos e legais, a fomentar a transparência e as denúncias e a combater a corrupção por meio da responsabilização de empresas e agentes públicos envolvidos em desvio de conduta.
Assim como os demais órgãos estaduais, a instituição trabalha no sentido de evitar o desperdício do dinheiro público e combater a corrupção de agentes públicos e privados para levar mais serviços e infraestrutura aos cidadãos goianos. De acordo com o decreto, a implantação do compliance é obrigatória nos órgãos da administração direta e indireta.
Uma das medidas adotadas pela Polícia Civil será a realização de curso para os servidores, ministrados na Escola Superior da Polícia Civil por servidores que já passaram por capacitação na Escola de Governo. De acordo com a diretoria geral da instituição, o curso deve adotar o tema “ética”, um dos principais pilares do compliance público. A Controladoria-Geral do Estado (CGE) coordena a implantação das ações de estruturação das regras e instrumentos referentes aos padrões de ética e conduta nas secretarias e autarquias. O programa terá como eixos temáticos a transparência, a ética, a responsabilização e a gestão de riscos.
Fonte: PCGO