Pelo menos 15 denúncias haviam sido publicadas ontem contra o médium João Teixeira de Faria, de 76 anos, conhecido como João de Deus. Uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo mostrou outras vítimas na noite de ontem. De acordo com a Polícia Civil, relatos de abuso sexual cometidos pelo médium estão sendo investigados desde outubro deste ano. Desde então, a Delegacia de Investigações Criminais (Deic) apura queixas contra o líder espiritual. Delegado-geral do Estado de Goiás, André Fernandes, diz que todas as novas denúncias que estão sendo apresentadas deverão ser redirecionadas para a especializada.
Fernandes acrescenta que ainda não há prazo para concluir o inquérito e que todas as pessoas que se sentiram vítimas de João Teixeira podem procurar a delegacia. João de Deus é um famoso médium espírita que atrai pessoas do mundo todo para a cidade de Abadiânia, onde mantém a Casa Dom Inácio de Loyola e realiza atendimentos e cirurgias espirituais. Entre seus pacientes, artistas políticos e pessoas comuns.
A assessoria de comunicação do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) confirmou, ontem (9), que as investigações envolvendo o médium estão acontecendo desde o primeiro semestre deste ano. As primeiras denúncias foram registradas pela procuradoria do MP de Abadiânia que, a pedido do órgão, foram encaminhadas para a diretoria Geral da Polícia Civil, que deu início ao inquérito em outubro deste ano.
Sobre as novas denúncias, divulgadas na madrugada de sábado (8) em um programa de entrevistas da TV Globo, o MP abrirá uma nova frente de investigações que será divulgada na manhã desta segunda-feira (10).
O delegado André Fernandes de Almeida, disse na sexta-feira (7) ao POPULAR que solicitou ao serviço de Inteligência da PC-GO todas as informações existentes sobre João de Deus. O delegado pretende se munir de todos os detalhes sobre a vida do médium.
Médium deve se vestir de Papai Noel no sábado, diz assessor
O POPULAR esteve em Abadiânia no sábado para acompanhar o movimento da cidade no dia seguinte à exibição das denuncias apresentadas no programa Conversa com Bial, da TV Globo. No mesmo sábado foram publicadas reportagens no jornal O Globo e na revista Época. O clima era de silêncio e de desconfiança quanto às denúncias. Demonstrando que tudo estava tranquilo na Casa de Dom Inácio, o assessor direto de João, Francisco Lobo, o Chico Lobo, contou que a mulher do médium, Ana Keyla Teixeira, tinha ligado cedo para funcionários da casa orientando sobre os preparativos para a tradicional festa de Natal.
“Todos os anos reunimos aqui cerca de 10 mil crianças, servimos alimentos e distribuímos brinquedos. O João veste de Papai Noel e isso vai ocorrer. Nada mudou. A festa vai acontecer normalmente no próximo sábado, dia 15”, afirmou.
Fonte: O Popular