Em oito pontos de Goiânia foram instaladas 55 novas câmeras de segurança, integrantes de um novo sistema de monitoramento da capital, apresentado nesta quarta-feira (5). A prefeitura municipal anunciou que a maior parte dos equipamentos estão distribuídos nos setores Central e Norte Ferroviário, com cerca de 25 câmeras (veja lista ao final).
Dos 55 equipamentos que compõem essa primeira etapa, cinco câmeras já estão em funcionamento na Rua 8, no Centro. Outros equipamentos aguardam o fim da instalação do cabeamento de fibra ótica.
O secretário municipal de Planejamento (Seplan) de Goiânia, Henrique Alves, disse que a responsabilidade pelo uso das câmeras fica a cargo da Guarda Civil Metropolitana e que podem ser compartilhadas com a Polícia Militar, caso seja solicitado. Um dos objetivos dessas instalações é inibir ação de vandalismo em espaços públicos da capital.
Segundo a Secretaria de Planejamento de Goiânia, os investimentos são realizados como contrapartida para que algumas empresas de telefonia utilizem espaços públicos da cidade para a instalação e funcionamento de infraestrutura de Estação Rádio Base (ERB), ou seja, as antenas de distribuição de sinal de celular.
As câmeras possuem um sistema chamado de Internet of Things (IOT), em livre tradução, Internet das Coisas, que são sensores coletores de informações técnicas dos locais onde estão instaladas, como, por exemplo, qualidade do ar e temperatura. As informações poderão subsidiar estudos nas áreas científicas.
O Centro de Gestão Integrada (CGI), que cuida do sistema de monitoramento, também recebeu 12 telas de LED de 50 polegadas e quatro microcomputadores. No total, a cidade deve receber até o final deste ano cerca de 500 câmeras de monitoramento.
Locais onde as câmeras estão instaladas:
-
– Rua 8 (Setor Central)
-
– Avenida Araguaia, próximas ao Parque Mutirama
-
– Região da Avenida Contorno, Rua 44 e Norte Ferroviário.
-
– Parque Flamboyant
-
– Paço Municipal
-
– Praça das Nuvens (Setor Coimbra)
-
– Praça do Cruzeiro (Setor Sul)
-
Lago das Rosas (Setor Oeste)
Foto: Prefeitura Municipal de Goiânia/Divulgação
Fonte: G1 Goiás