
O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por meio da Superintendência de Informática (Sinfo) e a Escola Superior do MP-GO (Esump), promoveu nesta quarta-feira (20/11), em seu auditório, o 1º Encontro de Tecnologia e Inovação do Setor Público de Goiás. O evento buscou reunir gestores de tecnologia do Estado para debater e esclarecer informações sobre o que cada órgão está fazendo de melhor. Os temas centrais abordados foram a relação ente tecnologia e governo.
A solenidade de abertura teve sua mesa diretiva composta pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MP, Ana Cristina Ribeiro Peternella França; o superintendente da Sinfo, Luiz Mauro de Pádua Silveira; e o diretor da Esump, Marcelo André de Azevedo. Ao recepcionar o público e os palestrantes, a subprocuradora, que representou o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi, ressaltou a importância de utilizar a tecnologia para alcançar objetivos ainda maiores. “O impacto positivo causado pelas novas tecnologias foi de relevância muito significativa, especialmente para o setor público, que agora tem a informação para executar com maior segurança seu trabalho. Mas é claro que ainda temos que avançar muito”, acrescentou Ana Cristina.
A subprocuradora destacou que “encontros como este são importantes para que o poder público possa aprender e pensar em como melhorar esses assuntos, atualizar as ideias já existentes, aperfeiçoar as que estão sendo lançadas para prestarmos um melhor serviço à população”.
Em suas boas-vindas, o diretor da Esump, Marcelo André de Azevedo, agradeceu a presença de todos que compareceram e destacou que “o caminho para o futuro do Brasil passa pela inovação e transformação”.
Rede de dados
Em sua apresentação, o superintendente da Sinfo, Luiz Mauro de Pádua Silveira, abordou a melhoria dos links e troca dos equipamentos do MP no processo de implantação da rede de dados em todo o Estado. Conforme o superintendente, a ideia do debate proposto pelo evento é mostrar para o público a possibilidade de aliar a tecnologia aos serviços públicos e o quanto isso facilitaria a vida dos consumidores e usuários que precisam daquele serviço.
“Queremos refletir sobre a inovação para além da tecnologia. A internet virou uma necessidade básica na prestação de serviços públicos com mais qualidade, nas formas de ampliar a qualidade dos serviços. É um mercado que está em evolução”, destacou Luiz Mauro.
Outras experiências
Além da experiência do MP com a implantação da rede de dados, outras práticas inovadoras e eficazes foram detalhadas no encontro. Na primeira palestra, o gerente de Inovação da Secretaria de Saúde de Goiás, Carlos Augusto Tibiriçá, falou sobre Data Lake e a Ciência de Dados que se Materializam no Sistema Único de Saúde. Já a experiência do Tribunal de Justiça de Goiás com a digitalização de documentos foi detalhada pelo coordenador da Diretoria do Foro de Goiânia, Thiago Borges Dutra de Castro.
No período vespertino, o auditor de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios Henriques Moreira Turíbio abordou uma seleção de casos a partir da construção flexível de trilhas de auditoria. Na sequência, o gerente de Inovação da Secretaria de Segurança Pública, Ricardo Vilaverde de Oliveira (também vice-presidente da UGOPOCI), enfocou o resultado da implantação de um laboratório de inovação. Na conclusão da programação, foi apresentado o tema A Inteligência Artificial e o Desafio da Transformação Digital e Cultural no Serviço Público, pela gerente de Gestão da Informação na Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do Estado, Kedma Batista Duarte.
O curso foi voltado para gestores de tecnologia, servidores da área de tecnologia da informação e estudantes, além de profissionais envolvidos com essa temática.
Texto: Victor Rodrigues – Estagiário da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO/ Supervisão: Ana Cristina Arruda – Fotos: Brenda Bianca e Ícaro Santos- estagiários
Fonte/foto: MP-GO
Link: https://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/experiencias-em-tecnologia-e-inovacao-no-setor-publico-sao-apresentadas-em-encontro-no-mp-go#.Xde9l9VKjIW