O governador Ronaldo Caiado (DEM) exonerou auxiliares indicados pelo deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL), que, embora seja integrante da base aliada, fez discurso na Assembleia Legislativa esta semana para criticar a proposta da Reforma da Previdência e projetos que alteram o estatuto dos servidores públicos.
Segundo integrantes da base, Caiado ficou irritado com a postura do parlamentar por considerar que gerou constrangimento aos demais governistas. O governo calcula ter 27 votos para aprovação da reforma esta semana. Por se tratar de emenda à Constituição, são necessários 25 votos favoráveis.
Entre os exonerados está o irmão do deputado, Amarildo Pereira Filho, que era superintendente de Esporte e Lazer da Secretaria com o mesmo nome.
O decreto publicado nesta quarta-feira em suplemento do Diário Oficial do Estado traz 42 nomes, mas Teófilo nega que sejam todos de sua indicação. Segundo ele, são cerca de 15 aliados que estavam no governo. Informações de bastidores do Executivo são de que seriam todos dele.
O deputado disse que o ato do governador é “um ataque à democracia e à independência do parlamentar”, mas que não se considera fora da base governista. “Não vou dizer que estou fora da base. É um dia triste. Sempre apoiei e fui leal ao governador, e muitos dos projetos eu continuarei apoiando. Mas os que retiram direitos dos servidores, eu, como policial civil, não posso apoiar. Não vou me curvar por causa de cargo”, afirma Teófilo.
Na manhã de hoje, em entrevista ao POPULAR, o governador foi questionado sobre o que ocorreria com os parlamentares aliados que votassem contra a reforma. “Em primeiro lugar, se eles são da base, eles vão votar a favor”, respondeu. Disse ainda que a PEC é questão de bom-senso e não de apoio ao governo.
Outros deputados governistas que representam servidores têm sinalizado que vão votar contra a reforma, mas evitam se posicionar publicamente como fez Teófilo. Em discurso na Comissão de Constituição e Justiça, ele fez ataques aos projetos e críticas ao apoio que recebem.
Fonte: Jornal O Popular
Foto: Weimer Carvalho