Goiânia, Sábado, 18 de agosto de 2018
11365991 Visitas
Notícias UGOPOCI

13/06/2018 - Hospital do Câncer de Goiás


Em todo mundo, o câncer é responsável por 8,2 milhões de mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Aproximadamente 14 milhões de novos casos são registrados anualmente e o organismo internacional calcula que essas notificações vão subir 70% nas próximas duas décadas. 

 

Segundo os pesquisadores, o câncer avança a cada ano e em pouco mais de uma década, os tumores malignos serão os responsáveis pela maioria das mortes no Brasil, ultrapassando as doenças cardiovasculares e o aparelho circulatório. Só no ano de 2015 foram registradas 209 mil mortes por câncer.

Na década de 1960, o único hospital especializado e público para tratamento do câncer era o Hospital do Câncer. A fundação da Associação de Combate ao Câncer, ACCG, e do Centro de Cancerologia na Santa Casa, nasceram do sonho do Dr. Alberto Araújo Jorge, um pioneiro, que prestou um grande serviço à população goiana.

Embora o Estado de Goiás, hoje, conte com outro Hospital e algumas Clínicas especializadas, a demanda infelizmente só aumenta, com números crescentes da doença e porque outros Estados brasileiros são carentes de Centros especializados, nesta área, fazendo com que o Estado de Goiás acolha cada vez mais pacientes de outras cidades brasileiras.

 

O Hospital do Câncer de Goiás – Unidade Inhumas (HCG-UI), teve sua fundação institucional em 21 de janeiro de 2015 pela Associação Para Cuidado de Câncer no Entorno de Goiânia (ACCEG), com objetivo maior de atender à população portadora ou suspeita da enfermidade com a melhor qualidade técnica possível, com alto grau de humanização e gratuito.  

 

O sonho de construir o HCG-UI, começou em 2014 com a visita técnica do casal de médicos e proprietários do Hospital Amparo, Dr. Wagner e Drª. Ana Maria Miranda ao Hospital do Câncer de Barretos / SP.


Ana Maria e Wagner Miranda

“Vimos o que era feito lá, ficamos maravilhados e pensamos que era preciso levar aquele modelo para Goiás”, contou Drª. Ana Maria Miranda.

Em outubro de 2015, o projeto ganhou fôlego com a doação do terreno pela Prefeitura de Inhumas. De lá para cá, muitas outras doações importantes foram feitas, para a concretização deste sonho e o grupo de voluntários de todos os setores tem aumentado de forma surpreendente, sendo eles médicos, arquitetos e engenheiros, comerciantes, empresários, segmentos organizados, instituições bancarias, agropecuaristas, entidades diversas, pode-se dizer que a sociedade de todo o Estado. Uma ação solidária em prol de um propósito que beneficiará um número imensurável de pessoas que precisam de cuidados especializados.

Uma das formas escolhidas para que o projeto pudesse ser iniciado, foi a criação de uma campanha como mais um veículo captador de recursos para a construção. Com a preocupação de haver outro hospital especializado de tamanha grandeza no país para tratamento de uma doença tão séria como o câncer, seus idealizadores acreditaram ser o Estado de Goiás o local perfeito para sua construção. O objetivo principal do Hospital é atender à população portadora ou suspeita de portar esta enfermidade, e atender com a melhor qualidade técnica, sem haver pagamentos por parte dos pacientes, e com o maior grau de humanização possível.

Foram desenvolvidos trabalhos relacionados à conscientização e prevenção ao câncer, através da participação em eventos, realização de palestras educativas e ações preventivas para a comunidade em geral, e visando a criação do novo Hospital.

O início das obras do Hospital do Câncer de Goiás – Unidade Inhumas ocorreu oficialmente em 5 de abril de 2018, com previsão de término da primeira etapa em 18 meses e de acordo com o fluxo de doações a segunda e a terceira etapa de imediato serão iniciadas. Após a conclusão do projeto, sua edificação contará com 600 leitos de internação, estrutura complementar de alta complexidade, incluindo quimioterapia, radioterapia, centro cirúrgico, UTI, diagnóstico laboratorial e por imagem, consultórios e oficinas de reabilitação.

  Quadro Resumo das Etapas.

Etapas

Metragem (m2)

Implantação

Valor Estimado Obra* (reais)

01

670,70

Ambulatório

1.676.750,00

02

3.833

Quimioterapia, radiologia, centro cirúrgico/ambulatorial; ambulatório; escada acesso; lanchonete; circulação superior; portaria social

10.472.555,00

03

17.763,47

Recepção internação; oficinas; administração; escadas e elevadores; centro cirúrgico; UTI; emergência; internação 60 leitos; circulação; refeitório funcionários; depósito resíduos; necrotério; subestação; áreas técnicas UTI e centro cirúrgico; manutenção

18.000.000,00

 

Seja você também, mais um parceiro do HCG – Hospital do Câncer de Goiás – Unidade Inhumas, participe da construção desse projeto, sabendo que com a sua ajuda, muitas vidas estarão sendo prolongadas e tratadas com a dignidade que todos merecem. Faça sua doação.

HCG – HOSPITAL DO CÂNCER DE GOIÁS UNIDADE INHUMAS

Sua doação pode ser feita também nas seguintes contas correntes:

Associação para Cuidado de Câncer no Entorno de Goiânia

CNPJ: 20.827.343/0001-31

Agência: 0496-O     Conta Corrente: 53.000-8     Banco do Brasil

...........................................................................................................

 

Hospital do Câncer de Inhumas

CNPJ: 20.827.343/0001-12

Agência: 0496-0      Conta Corrente: 53.000-X     Banco do Brasil